- Área: 136 m²
-
Fotografías:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está construída em um terreno pequeno, uma esquina quase quadrada de 72 m² em uma área central da cidade de Montevidéu.
O grande muro que fecha a esquina conforma a expressão exterior da casa, se contrapõe à pele de vidro que relaciona o espaço interno e externo.
Os níveis inferiores da casa, que conta com a altura da edificação pré-existente, estão ocupados com áreas de relações mais sociais, criando um espaço doméstico integrado do ponto de vista visual e fragmentado do ponto de vista funcional. O nível superior está reservado às áreas mais íntimas da casa.
O projeto conta com dois temas principais, a geometria da planta e a verticalidade do espaço interno.
E geometria gera o equilíbrio entre o espaço interno e externo, quase os fundindo com a transparência dos fechamentos, o trabalho nas diferentes alturas do piso e a continuidade dos pavimentos. O conceito inclui a ideia do espaço vertical e maximizar os m³ em relação aos poucos m² originais, aproveitando as vantagens de reciclagem do edifício mas sem cair na tentação de subdividir o espaço.
O quadrado simples e abstrato define o ponto central da casa que se materializa como articulador dos espaços horizontais e verticais da casa. A escada tem um papel fundamental integrando os distintos níveis do projeto.
Dois eixos perpendiculares e quatro quadrantes que se associam dois a dois definem níveis funcionais e qualidades espaciais. A introversão da casa permite desfrutar com intimidade e sem interferências as vantagens da orientação norte.